No dia 24/08, a Profª Ana Cristina Oliveira e seus orientandos da Unirio receberam, em reunião de pesquisa virtual, a Profª Maria Elizabete Ramos, também membro da REIPPE.
A convidada apresentou e discutiu com o grupo o texto “A implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Ceará,” de autoria de Maria Océlia Mota, Liana Biar e Maria Elizabete Ramos.
O encontro, de discussões enriquecedoras, foi mais uma aproximação dos grupos de pesquisa POGEFE, da Unirio, e LAED, da Puc-Rio, ambos integrantes da REIPPE”.
Resumo do encontro:
Discutimos o desenvolvimento e os resultados da pesquisa, a partir do referencial teórico que aborda a Implementação de Políticas Educacionais, incluindo suas escolhas metodológicas.
"Por meio de seus resultados exitosos, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) colocou o Ceará em evidência no cenário educacional brasileiro e ganhou destaque como expressão máxima do regime de colaboração no estado.
O objetivo do PAIC é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, e tem na formação continuada o componente essencial da profissionalização docente. Em função da complexidade de atribuições e competências nas formas de coordenação, que envolve repasse de recursos e mecanismos de indução para adesão a essas políticas, esse trabalho pretende investigar como acontece o alinhamento discursivo na implementação da política.
A metodologia da pesquisa se utiliza da análise da narrativa para interpretar a percepção dos agentes que interagem na implementação do PAIC. Os resultados mostram que os diferentes níveis hierárquicos da burocracia educacional se refletem nas narrativas e permitem estabelecer um contraste entre as formas de interação dos agentes e suas respectivas percepções e margem de atuação."
Commentaires